• 26 de January de 2025

Como começar uma agência de marketing digital

Nesse post você vai aprender a como começar uma agência de marketing digital, entender quais são os tipos de agência, além de saber o que o cliente espera e o que a empresa deve entregar para o mesmo.

Mas entes disso, é preciso entender o que é uma agência digital. Sendo assim, vamos iniciar nosso tema explicando de forma clara e objetiva o que é esse tipo de negócio.

O que é uma agência de marketing digital?

Pode-se afirmar que uma agência de marketing digital tem como principal objetivo, auxiliar uma empresa no que diz respeito a área de desenvolvimento analítico, técnico e de criação de marketing voltado para internet.

É importante que você entenda que o papel das agências digitais pode ser muito amplo, desenvolvendo assim melhorias em vários setores para todo e qualquer negócio.

Como começar uma agência de marketing digital

Como podemos observar, as agências de marketing digital vêm se aprimorando cada vez mais para apresentar um serviço de qualidade para os seus clientes.

Além disso, por ser um negócio bastante versátil, ele pode atender com muita qualidade tanto grandes como também pequenas empresas.

Sendo assim, se você se interessou em começar uma agência de marketing digital, separamos algumas informações que serão muito importantes para que você possa iniciar o seu negócio nessa área.

Seja especialista

Para que você possa desenvolver um bom trabalho nesse setor, é essencial que você seja especialista no assunto.

É possível neste setor, ser especialista em apenas um nicho, como por exemplo, em SEO, ou até mesmo especialista em links patrocinados.

Porém, mesmo com essa escolha, é essencial que você tenha um conhecimento mais amplo em relação ao setor de marketing digital.

Dessa maneira, você como líder da empresa, além de ter que dominar as estratégias de marketing, principalmente aquelas que vem surgindo, é preciso ter conhecimento a respeito de ferramentas de gestão de marketing, e de divulgação.

Não esqueça também de conhecer e dominar assuntos relacionados à gestão de pessoas e financeira, essenciais para a saúde da empresa.

Defina como você vai cobrar os seus clientes

A definição de como vai ser a cobrança desse tipo de serviço, muitas vezes é uma dúvida muito pertinente de quem está pensando em começar uma agência de marketing digital.

Sendo assim, é essencial que você conheça as formas de cobrança, para aplicar o melhor possível na sua agência de marketing digital.

Algumas, por exemplo, cobram uma taxa fixa, garantindo assim a entrega de alguns serviços e o pagamento por parte do cliente.

Outras agências cobram por hora, sendo esse tipo de cobrança mais comum em projetos pontuais, como no desenvolvimento de um site ou lançamento de produto.

Defina quais os serviços que você oferecerá

Para que sua empresa se destaque, é importante que ela se especialize, e para isso é essencial que as empresas busquem definir de forma clara quais serão os serviços que irão oferecer para os seus clientes.

Pode-se dizer que ser especialista em algo nem sempre está diretamente ligada à estratégia, mas ao nicho, ou seja, ao setor que o mercado atenderá, um exemplo disso é o marketing esportivo, o gastronômico, de moda, entre outros nichos de mercado.

Dessa forma, a definição que você fará, poderá fazer com que você tenha mais evidência no mercado, atraindo assim, mais clientes que tenham interesse nos serviços que você irá oferecer.

Monte uma equipe

É essencial que você busque também montar uma equipe especializada nesse negócio para te ajudar a gerenciar todos os setores relacionados à agência.

Sendo assim, identifique de forma objetiva as necessidades de sua agência e faça as contratações de acordo com a sua necessidade.

Tipos de agência de marketing digital

Agora que você entendeu um pouco sobre como começar uma agência de marketing digital, é importante que você entenda que existe dois tipos mais importantes desse negócio.

Agência full-service

Nesse tipo de agência, todas as demandas do cliente relacionadas ao marketing digital serão atendidas, sejam elas através de parcerias, pessoal externo ou até mesmo interno.

Sendo assim, nesse tipo de modelo, o cliente terá todas as suas dificuldades atendidas em um só lugar.

Especialista

Já a agência especialista, que é um serviço voltado para um projeto de um nicho específico, o cliente contrata a empresa para desenvolver um projeto em específico.

Tipos de projeto que uma agência de marketing digital pode realizar

Assim como existem dois tipos de agência de marketing digital, há também dois tipos de projetos desenvolvidos  dentro dessas empresas.

Projetos pontuais

Esse tipo de projeto tem início, meio e fim definidos, sendo assim, existe um planejamento de cronograma e de investimentos que são repassados para o cliente, sendo que o pagamento é feito de acordo com as entregas.

Projetos a longo prazo

Já os projetos a longo prazo são aqueles são aqueles que irão acompanhar e auxiliar o cliente por um grande período.

Geralmente esses projetos tem mais previsibilidade, uma vez que há a formação de laços importantes entre empresa e cliente para que os resultados possam ser alcançados de maneira mais rápida e qualitativa.

O que os clientes buscam nesse tipo de agência?

Agora que você também já entendeu quais os projetos são desenvolvidos é importante saber também o que os clientes procuram quando estão escolhendo uma agência de marketing digital.

Sendo assim, podemos afirmar que os clientes buscam uma empresa que possam resolver suas necessidades, desenvolvendo um trabalho de maneira consistente convertendo assim as suas vendas em curto médio e longo prazo.

O que a agência deve entregar aos clientes?

Para que a agência possa se destacar nesse mercado, é preciso que ela promova alguns pontos como por exemplo:

  • A definição do público-alvo dos seus clientes de maneira assertiva, podendo assim entender qual melhor momento para fazer uma abordagem;
  • Criar, revisar e sugerir conteúdos que sejam adaptados para a internet;
  • Fazer a definição e utilização de palavras-chaves para o tipo de negócio em questão, entre outras medidas;

Essas são algumas dicas de como começar uma agência de marketing digital, de forma que sua empresa consiga se desenvolver no mercado.

Veja também – O que é um consultor de marketing digital

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