Como instalar painel solar fotovoltaico
Você sabe como instalar painel solar fotovoltaico? O mais simples consiste em um conjunto de painéis fotovoltaicos, uma estrutura de alumínio ou aço, um inversor e a fiação e acessórios necessários, além de dispositivos de fixação dos painéis solares.
O preço do conjunto depende principalmente da tecnologia de fabricação das células de silício. Eles podem ser policristalinos (mais baratos, mas menos eficientes) ou monocristalinos (mais eficientes, mas mais caros).
Painéis solares para a casa – Como instalar painel solar fotovoltaico?
Os painéis solares, embora sejam certamente os mais importantes em toda a instalação, são apenas um dos seus elementos.
Toda a instalação do painel solar (instalação fotovoltaica) é composta por vários componentes, sendo os mais importantes:
conjunto de painéis solares – um conjunto de painéis selecionados de acordo com a demanda de eletricidade,
inversor – um dispositivo que transforma a corrente contínua produzida pelas células em corrente alternada, que é usada para alimentar eletrodomésticos,
sistema de fixação – tiras de alumínio com ganchos, travas, parafusos, etc.,
medidor de energia bidirecional – quando tiramos energia da rede, um medidor unidirecional é suficiente, mas na hora de coletar e devolver a energia, já precisamos de um modelo bidirecional que mede a energia recebida da rede elétrica e entregue ao rede pela nossa instalação fotovoltaica.
Opcionalmente, as instalações podem ser equipadas com baterias para painéis solares, que são projetadas para armazenar a energia produzida durante o dia para utilizá-la à noite.
Todos os elementos ativos devem ser conectados com fios para que funcionem corretamente, até aqui já deu pra ter uma ideia de sobre como instalar painel solar fotovoltaico.
Painéis solares: montagem da estrutura de suporte
Como instalar painel solar fotovoltaico no que diz respeito à estrutura e suporte? A estrutura de suporte para telhados inclinados é mais frequentemente na forma de dois trilhos de alumínio para cada fileira de painéis solares.
É montado diretamente na estrutura do telhado fazendo furos e colocando ganchos apropriados. Os painéis solares para cobertura plana requerem uma estrutura de suporte ligeiramente diferente, permitindo que as células sejam posicionadas no ângulo mais adequado em relação à incidência da luz solar.
Tal estrutura muitas vezes não está permanentemente presa ao telhado, mas apenas carregada com lastro, o que torna cada painel solar estável. A capacidade de colocar os painéis no ângulo certo é uma grande vantagem dos telhados planos.
Montagem de painéis solares na estrutura de suporte
O sistema de fixação dos painéis consiste em grampos com os quais são pré-fixados e depois aparafusados à estrutura de suporte. Na maioria dos sistemas de montagem, os painéis solares individuais são equipados com quatro grampos.
Quando instaladas no telhado, essas peças são conectadas umas às outras por fios. A maioria dos sistemas requer conexão em série, o que significa que cada painel sucessivo se conecta ao adjacente e o primeiro e o último painéis se conectam ao inversor.
O painel fotovoltaico tem dois contatos, positivo e negativo, mas durante a instalação o contato positivo deve ser conectado ao contato negativo do elemento vizinho, etc.
Fixar os painéis solares na estrutura de suporte não é uma tarefa complicada, mas envolve trabalhar em altura e requer alguma prática. Além disso, cada painel pesa aproximadamente 25 kg e são necessárias pelo menos duas pessoas para realizar a montagem.
Por esta razão, vale a pena deixar esta atividade para instaladores experientes. Nesse caso, a instalação de uma instalação solar média leva de 1 a 2 dias.
Painéis solares: fiação
A parte do telhado do sistema fotovoltaico é conectada ao sistema elétrico convencional por dois cabos principais. O primeiro deles, uma corrente contínua condutora produzida pelas células, conecta os painéis ao inversor.
A segunda, corrente alternada condutora, é conduzida do inversor para o quadro de distribuição doméstico. Instale um disjuntor manual entre o inversor e o quadro.
Painel solar – o preço depende da tecnologia
O preço dos painéis solares depende basicamente de dois fatores: a tecnologia de fabricação das células e seu número necessário para alimentar o local, ou seja, a demanda de eletricidade do destinatário.
Atualmente, as mais comuns são as células policristalinas e monocristalinas. A eficiência dos painéis solares policristalinos é menor do que a das células monocristalinas, portanto, estas não ocupam tanto espaço no telhado (é necessário menos espaço para obter um volume específico de eletricidade).
No entanto, os painéis monocristalinos são um pouco mais caros do que os policristalinos, portanto, às vezes, se a superfície do telhado for de tamanho suficiente, modelos policristalinos são usados.
De que valores e quantidades estamos falando aqui? Na Polônia, a demanda média de eletricidade para uma residência unifamiliar é de aproximadamente 4.500 kWh. Como um painel monocristalino padrão é capaz de produzir até 320 kWh – 340 kWh de energia por ano, é fácil calcular que você precisa de 13 a 14 painéis, ou cerca de 24 m2 de telhado para cobrir.
Agora você ficou sabendo como instalar painel solar fotovoltaico, espero que tenha gostado do artigo, até a próxima!