
O que são assets
Muitos não conhecem os assets, mas essas empresas estão se tornando mais importantes a cada dia. No geral, são responsáveis por administrar e gerir os ativos de seus clientes, de tal maneira que podem oferecer uma via interessante para seus investimentos, criando, por exemplo, uma carteira de investimento bem diversificada e personalizada.
Elas podem trabalhar com diferentes clientes, visto que seu objetivo é alcançar um crescimento eficiente para qualquer um deles. Assim, são especialistas no que fazem! Escolha de ativos, alocação, execução e até mesmo tomadas de decisões são feitas a partir dela.
Mas, sabemos que esse pequeno resumo não é o suficiente para que entenda o que de fato são asset management. Se as informações chamam sua atenção, continue a leitura para entender de fato o que são essas empresas e como trabalha.
O que são assets
Gestora de investimentos. Esse é outro nome que as assets podem receber. Isso facilita a compreensão porque já poderá pensar na empresa como aquela que consegue oferecer uma gestão dos ativos de seus clientes. Assim, ela facilita a tomada de decisão dessas pessoas.
Em primeiro lugar, o mercado se mantém em desenvolvimento com relação aos investimentos, por isso muitos clientes buscam uma gestora de investimento. Ela será a responsável por montar uma carteira de investimento com opções personalizadas para cada um.
É bastante recomendada para aquelas pessoas que estão na fase de acumular algum patrimônio. Além de atender a demanda que planeja, ela também possui um baixo custo. Oferecerá ótimos resultados a longo prazo!
Quais as atuações das assets
Há muitos pontos para falar sobre a atuação das assets. Aqui iremos resumir os principais e que possuem maior impacto para aqueles investidores que necessitam criar uma carteira de investimento eficiente e não estão com muito tempo.
Ah, vale lembrar que cada uma das citadas aqui possui algumas funções específicas, visto que apenas assim geram um resultado personalizado e eficiente.
Análise econômica
Com toda certeza pode ser considerada uma das principais áreas de atuação de uma gestora de investimento. Aqui é necessário um conhecimento técnico bem diferenciado em assuntos como a inflação, juros, PIB e mais. Por isso, é essencial que o economista-chefe compreenda isso.
Esse será o responsável por alinhar os investimentos aos fatores citados acima. Como são valores baseados na economia e que conseguem variar bastante com pouco tempo, o nome da área faz juz ao que é buscado. Mas isso não é tudo, vamos partir para outra área de grande relevância.
Gestão de recursos
Bem, pode parecer um pouco com a parte de análise econômica pelo nome, mas não é bem assim. Essa é considerada o ponto principal das assets. Consegue ser quem oferece uma boa estruturação para os investimentos e por conta disso conta com o maior número de profissionais.
Há diferentes equipes presentes aqui. Por exemplo, a equipe que trabalha apenas com a parte de renda fixa, enquanto a outra trabalha com a renda variável. Isso, é claro, porque há uma certa diferença entre os tipos de investimentos citados.
Assim, cada estratégia possui um gestor diferente. Tudo é feito com muito cuidado porque o objetivo da asset é criar uma carteira que seja eficiente para seu cliente, com base até mesmo nos recursos que essa pessoa possui.
Área comercial
Assim como qualquer outra empresa, as gestoras de investimentos também contam com uma área completamente comercial. O objetivo é muito simples na verdade, oferecer o máximo de tranquilidade para todos presentes na instituição quanto a captação de clientes.
Portanto, encontrará nessa parte uma busca muito bem elaborada pela divulgação dos fundos. Também lidará com qualquer outra ação pós venda necessária. Sendo assim, ficará completamente ligada com o cliente.
Existem outras áreas
Há outras áreas, dependendo do tipo da empresa e do trabalho que precisará realizar com o cliente, até muitas outras! Por exemplo, muitas assets também atuam com uma área para a tecnologia, marketing, recursos humanos e também lidam com a parte jurídica, entre outras, é claro.
Uma das mais comuns é a parte de gestão de risco. Ela é a responsável por impor alguns limites dentro da parte de gestão de recursos. Também é fundamental ter um conhecimento do mercado bastante específico para conseguir isso.
Enfim, todas essas partes trabalham de forma muito inteligente, fornecendo informação que de fato será fundamental para a criação de uma boa estratégia. No geral, os resultados são bem positivos para quem as contrata, principalmente aquele que ainda busca um acúmulo de patrimônio.
Conclusão
Bem, como visto aqui, as assets são um tipo de empresa com grande relevância para aqueles que desejam atuar com investimentos. Todas as suas áreas são bem elaboradas e conseguem trabalhar em conjunto para oferecer o máximo de conforto para todos os presentes.
Vale a pena para você que deseja diversificar seus investimentos de forma eficiente e personalizada.