• 26 de May de 2024
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Como montar uma marmita fit

A maioria das pessoas possui uma rotina bastante agitada e com isso é comum que a preocupação com a alimentação saudável seja deixada de lado, portanto vamos ensinar aqui de forma fácil como montar uma marmita fit.

Manter um estilo de vida benéfico é um planejamento alimentar rigoroso, uma ferramenta muito eficaz nesse processo é o preparo de marmitas fitness.

Além de muito saborosas, facilitam muito o dia a dia daqueles que desejam uma vida mais leve. Alguns empecilhos como a rotina pesada, falta de tempo, pouca criatividade com as receitas e falta de incentivo são responsáveis pela falta de hábitos saudáveis.

É comum que as pessoas prefiram fast-foods devido a facilidade de acesso, uma vez que os alimentos ao mesmo tempo que saciam são também gostosos. Mas vale lembrar que esse tipo de alimentação causa riscos à saúde, sendo responsável por doenças como hipertensão arterial (pressão alta) e diabetes.

Antes de falarmos sobre como montar uma marmita fit vamos falar um pouco da marmita em si e quão é importante para a saúde nos mantermos saudáveis.

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As marmitas fitness perfeitas

Pensando em toda essa falta de atenção com a saúde, surgiram as marmitas fitness. Elas podem ser montadas de acordo com a rotina e necessidade de cada pessoa e podem durar bastante tempo desde que estejam bem armazenadas. 

Além do sabor que se mantém agradável mesmo ao longo dos dias as refeições são nutritivas e trazem praticidade e maior comodidade, até mesmo para aqueles que passam a maior parte do dia fora ou que não possuem muita intimidade com a cozinha.

Outra possibilidade que as marmitas fitness oferecem é a de renda extra. Isso porque se tem buscado cada vez mais por uma alimentação regrada e saudável. Ou seja, além de economizar com o dinheiro que seria gasto em lanchonetes e restaurantes é possível também usufruir de uma renda extra.

Como Montar uma marmita fit?

Então para saber como montar uma marmita fit vamos ao cardapio para marmita fit. O cardápio é o item responsável por apresentar os alimentos e bebidas que os estabelecimentos têm a oferecer aos seus clientes, e tem um peso fundamental na escolha de cada um deles, geralmente quando um restaurante não apresenta um cardápio o cliente se sente perdido, podendo nem voltar a comer no local.

No caso do cardápio fitness é importante que o mesmo seja elaborado com alimentos frescos e contemplando da forma mais ampla possível todos os grupos de alimentos, como proteínas, carboidratos, leguminosas, folhas verdes, legumes e verduras, para usufruir do máximo de nutrientes possíveis.

Um cardápio fitness balanceado deve ter:

  • Carboidrato, arroz de preferência integral, batata-doce, aipim, e massas integrais são excelentes opções, vale variar os alimentos diariamente para não enjoar deles;
  • Proteína, como carnes, peixes ou ovos;
  • Leguminosas, como feijão, grão-de-bico, soja, ervilha, lentilha;
  • Legumes, como chuchu, pepino, pimentão, tomate, nabo, rabanete;
  • Folhas verdes, como couve, acelga, alface, rúcula, agrião, almeirão, taioba.

Dicas sobre como montar uma marmita fit

Afinal, como montar uma marmita fit? É ideal que as marmitas sejam preparadas com porcentagens equilibradas destes grupos de alimentos e basicamente as receitas que são colocadas nas marmitas fitness são compostas por 25% de carboidrato, 25% de proteína e 50% de legumes, verduras e folhas.

É importante destacar que essas recomendações podem ser alteradas por nutricionistas, já que cada pessoa possui uma necessidade alimentar diferente, não havendo uma regra quanto a isso.

É importante dar prioridade aos alimentos que mais enchem os olhos, com os componentes que mais agradam, mas variar o cardápio pode ajudar a se manter firme com a alimentação saudável. Isso porque diferentes texturas, sabor e cheiros aguçam o paladar e trazem maior sensação de prazer ao se alimentar.

Como Fazer e Conservar a Marmita Fitness?

Aqueles que possuem pouco tempo durante a semana também podem aderir a preparação de marmitas fitness, basta escolher um dia livre como sábado ou domingo para preparar as porções que serão consumidas durante a semana. 

As folhas verdes devem ser lavadas e secas para que não murchem ou percam crocância e frescor. Já as refeições quentes podem ser preparadas e congeladas após prontas e frias, dessa forma se evita a contaminação dos alimentos, além de gerar mais durabilidade para o alimento.

Certos alimentos como arroz, macarrão e purês podem ficar com uma consistência e textura desagradáveis após o congelamento. Vale a pena preparar esses alimentos pelo menos na noite anterior, saladas frias podem ficar armazenadas na geladeira por até cinco dias, sendo um item bastante prático, além de saboroso.

Quais são os Benefícios das Marmitas Fitness?

  1. Além de usufruir de um cardápio bem pensado, equilibrado e fresco todos os dias aqueles que optam pelas marmitas fitness contam ainda com outras vantagens como:
  2. Uma organização maior da dieta, tendo assim maior foco na alimentação saudável e qualidade de vida;
  3. Economia de dinheiro, uma vez que as refeições compradas em restaurantes costumam ser mais caras, além de não oferecem alto valor nutricional;
  4. Qualidade dos alimentos, ao preparar a marmita em casa a pessoa tem autonomia para escolher quais entrarão na marmita, prezando pela qualidade dos produtos;
  5. Praticidade ao cozinhar, já que em apenas um dia é possível preparar a refeição completa para todos os outros dias da semana;
  6. Evito de desperdício, com as marmitas a quantidade de alimento preparada corresponde a porções individuais, desta forma não há desperdício;
  7. Diversidade na alimentação, já que os produtos utilizados podem ser os mais diversos, de acordo com o gosto de cada pessoa. 

Acreditamos que ao chegar ao final deste artigo você de fato tenha aprendido a como montar uma marmita fit, com poucos ingredientes é possível criar uma refeição saudável e rápido, espero que tenha gostado. Até a próxima!

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