• 26 de May de 2024

Limpeza: é assim que você deve cuidar dos eletrodomésticos da cozinha

Não há melhor investimento para fazê-los durar mais e serem mais eficientes.

A manutenção regular de utensílios de cozinha é um bom investimento. O motivo? Não há apenas um, mas vários: você fará com que durem mais e, não apenas isso, ajudará a manter seu desempenho e eficiência no mais alto nível. Descubra quais tarefas são essenciais para eles.

Em geral, limpamos o interior com frequência, bem como as portas onde por vezes há vestígios, mas esquecemos muitas partes importantes como a parte de trás e temos que aspirar para remover a poeira acumulada. Por outro lado, as tiras de borracha das portas do refrigerador e do freezer devem ser limpas regularmente e, como é o que garante a hermeticidade do aparelho, verifique se estão em bom estado e, se necessário, substitua-as.  

Se o seu refrigerador tiver o sistema no frost, não será necessário descongelá-lo, caso contrário deve ser feito a cada 6 meses para evitar o acúmulo de gelo, o que o torna menos eficiente.

Limpeza: é assim que você deve cuidar dos eletrodomésticos da sua cozinha

Fogões reluzentes

Evite que a sujidade se acumule na superfície das placas de cozedura retirando o mais rapidamente possível os alimentos que caíram, para que não queimem. Também é uma boa ideia limpar após cada uso, quando o aparelho estiver frio.

Para limpar placas de indução e vitrocerâmica como um Cooktop, para além dos detergentes, utilize um raspador que não danifique o vidro e elimine os resíduos incorporados. Sempre execute a tarefa com superfícies frias. 

No caso dos queimadores a gás, para desinfetar adequadamente pode-se utilizar vinagre de limpeza e bicarbonato de sódio, produtos naturais com alto poder desengordurante.

Exaustor

Este elemento é muitas vezes limpo pelo lado de fora, pois nele se acumula sujeira e poeira, mas para seu correto funcionamento é fundamental ter cuidado e penetrar fundo em seu coração, ou seja, os filtros. Retire-os e remova toda a sujeira (se eles se encaixarem e não houver contraindicações do fabricante, você pode colocá-los na máquina de lavar louça). Você sabia que o acúmulo de gordura no capô pode causar um incêndio? Tente fazer uma boa manutenção disso.

Caso o seu exaustor de cozinha tenha filtros de carvão ativado, você não poderá lavá-los, só poderá substituí-los quando sua vida útil terminar.

Mantenha o forno em forma

O forno autolimpante é muito cómodo porque reduz a sujidade e os resíduos a cinzas, para que mais tarde seja necessário apenas removê-los com um pano. Não se esqueça de lavar também as grades e as bandejas internas com água e sabão.

Para o forno sem esse sistema que faz a limpeza para você, vá em produtos específicos para uso a frio ou, se preferir, com calor.

Tarefas de limpeza de micro-ondas

Quem tem micro-ondas faz uso diário dele para aquecer, descongelar e até cozinhar. E justamente seu uso intensivo significa que seu desempenho fica comprometido se não estivermos removendo a sujeira que se acumula.

Para além da limpeza diária, mais superficial, para uma desinfeção mais profunda, introduza um recipiente com água e limão e programe o micro-ondas durante cinco minutos à temperatura máxima. É um truque caseiro muito eficaz. Depois, basta secar o interior com um pano, enfatizando os cantos e a bandeja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *